Neuron Consultoria é uma empresa que tem como objetivo auxiliar as organizações a conhecerem seus processos para identificar e alavancar oportunidades de melhorias. Nosso objetivo é apoiar no aumento da eficácia e eficiência das empresas, estruturando processos com foco no que agrega valor aos clientes. Formada por consultores com vivência nas áreas de gestão do conhecimento, engenharia de produção, administração e ciências da computação, temos na interdisciplinaridade um de nossos grandes diferenciais, já que acreditamos que a compreensão e resolução de problemas é facilitada pela junção de conhecimentos de várias áreas específicas. Além disso, apoiamos na operacionalização de seus processos, ajudando sua equipe a internalizar todas as melhorias e modificações aprovadas durante o processo de aperfeiçoamento. Isto porque BPM vai além do simples mapeamento do fluxo do processo, e qualquer atividade de desenho de processo sem a devida implantação certamente irá gerar manuais e documentos que não serão absorvidos no dia-a-dia da organização. Em um mercado globalizado e altamente competitivo onde as mudanças são cada dia mais frequentes, estar preparado para responder às mudanças é uma questão de sobrevivência e não apenas um diferencial. Por isso acreditamos que a gestão por processos pode maximizar os resultados da organização, aumentar a satisfação dos clientes, reduzir custos e otimizar o uso de recursos.

 

 

Diferenciais

 

  • SISTEMAS SÃO APENAS UM DOS ELEMENTOS DOS PROCESSOS

    A Neuron considera em seus projetos os três componentes dos processos: pessoas, métodos e ferramentas. Logo, qualquer mudança é planejada nessas três dimensões: alterações nos métodos são acompanhadas de treinamentos para os colaboradores e adaptação dos sistemas de apoio; da mesma maneira que qualquer alteração nas ferramentas ocasiona a necessidade de adaptação dos métodos e conscientização das pessoas. Tamanha a relevância dessa característica, serviu de inspiração para nosso logotipo.

  • Uma das premissas da Neuron é que as melhorias e inovações nos processos das empresas justificam-se na medida em que aumentam o valor percebido para seus clientes. Por isso, os direcionadores do nosso trabalho são o aumento da satisfação dos clientes e a estratégia da organização – concebida com esse mesmo objetivo.

  • Junto às organizações, a equipe Neuron busca soluções simples para as oportunidades de melhoria dos processos – levando em consideração, sem dúvida, o atendimento consistente aos resultados esperados.

  • A maioria das mudanças nos processos impacta de alguma maneira no trabalho das pessoas e, exatamente por isso, os projetos da Neuron incluem-nas nas decisões de todo o ciclo de aperfeiçoamento dos processos. Com essa oportunidade de contribuição, os colaboradores tendem a apresentar postura pró-ativa na implantação das melhorias – o que aumenta a garantia de concretizá-las.

  • Os inúmeros e frequentes casos de insucesso na implantação de tecnologias de informação são antigos conhecidos dos profissionais de processos. Acreditamos que a desconsideração do nível de maturidade e do grau de conhecimento dos processos são os motivos determinantes. Por isso, não só buscamos conhecer em detalhes os requisitos dos processos, como também avaliar o momento adequado para implantação de sistemas.

  • A Neuron confia mais em ciclos contínuos de melhoria – e, muitas vezes, realizados aos poucos – do que em mudanças abruptas nos processos. Trabalhamos com implantações realizadas em etapas, garantindo tempo para a absorção organizacional, estabilidade dos processos e uma consistente avaliação de desempenho.